Serão formadas 88 turmas para cursos de iniciação profissional do Projeto Primeiro Passo, na linha de ação Jovem Bolsista
O secretário Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Evandro Leitão, celebra nesta sexta-feira (21) às 14h, a assinatura de convênios com 60 prefeituras municipais, para capacitação de mais 1.760 jovens, na faixa etária de 16 a 23 anos.
Serão formadas 88 turmas para cursos de iniciação profissional do Projeto Primeiro Passo, na linha de ação Jovem Bolsista. Eles se juntam a outros 1.480 adolescentes, que já garantiram vagas na semana passada, por meio de convênio da Pasta com 73 associações comunitárias do interior cearense.
Esta é mais uma ação da STDS, que, por meio do Projeto Primeiro Passo, busca promover a capacitação profissional, facilitar a inserção dos jovens no mercado de trabalho e abrir as portas das empresas, gerando oportunidades de uma vida digna e fora das ruas à juventude cearense. Para a capacitação, os jovens receberão ainda, bolsa mensal, no valor de R$ 100, material didático, fardamento, certificado e lanche. Por meio do Primeiro Passo, a STDS fechou 2012, com 48 mil jovens capacitados, em várias frentes. A meta para 2013 é formar mais 10 mil jovens.
Municípios contemplados
Foram contemplados os municípios de Acarape, Amontada, Antonina do Norte, Apuiarés, Aquiraz, Aracati, Aratuba, Baixio, Barreira, Barro, Campos Sales, Capistrano, Cariús, Chorozinho, Coreaú, Cruz, Eusébio, Farias Brito, Fortaleza, Fortim, Groaíras, Guaraciaba do Norte, Icapuí, Iguatu, Itaiçaba, Itapajé, Itapipoca, Itapiúna, Itarema, Itatira, Jaguaribara, Jaguaruana, Jardim, Juazeiro do Norte, Madalena, Maracanaú, Marco, Massapê, Meruoca, Miraíma, Missão Velha, Mucambo, Pacoti, Palmácia, Paraipaba, Pentecoste, Pindoretama, Potiretama, Quixelô, Redenção, Santa Quitéria, Santana do Acaraú, São João do Jaguaribe, São Luis do Curu, Solonópole, Tabuleiro do Norte, Tejuçuoca, Tianguá, Umirim, Uruburetama e Uruoca.
Qualificação Cidadã
O Projeto Primeiro Passo atua em três frentes. Na linha Bolsista, o jovem recebe bolsa-capacitação garantida pelo Governo do Estado e é treinado durante quatro meses nas unidades do Programa. Na segunda linha de atuação, Aprendiz, o estudante é ocupado com aulas regulares, cursos profissionalizantes e um período de estágio durante um ano. Já na linha Estagiário, os adolescentes participam de estágio durante o período de um ano em empresas públicas e privadas conveniadas com a STDS.
Os jovens interessados em participar do Projeto precisam estudar em escola pública, ter renda familiar per capita de até ¼ do salário mínimo, apresentar documentação devida (RG, CPF, CTPS, comprovante de endereço e de residência). O jovem é selecionado por equipe de pedagogos e psicólogos, que analisam o perfil do adolescente, encaminhando-o devidamente a uma das empresas parceiras
Nenhum comentário:
Postar um comentário