domingo, 7 de julho de 2013

Quando é hora de procurar o primeiro emprego?

Agora. Não importa em qual ano da faculdade você esteja, quanto antes você começar, melhor. Aproveite que você está no Brasil, um país no qual a mão de obra qualificada disposta a trabalhar está em falta. Quanto antes você conhecer o ambiente corporativo e os desafios dele, mais na frente você estará dos seus concorrentes, porque terá vivência e maturidade.
É claro que no primeiro ano da faculdade você não terá os mesmos conhecimentos e as mesmas oportunidades que no quarto ano. Por isso, é importante fazer um bom currículo e se atentar às boas dicas de entrevista de emprego. Mesmo assim, é importante entender que não se pode esperar obter logo o melhor estágio no primeiro ano.

No entanto, não se acomode. Não pense que, só porque é mais difícil, você não vai conseguir. Afinal, as dificuldades para um quarto-anista também existem, pois ele estará atrás de um trabalho que remunere melhor e que apresente mais desafios. Finalmente, as dificuldades nunca acabam. Pois é ingenuidade pensar que elas não existem para os formados e para os veteranos de profissão.

É justamente por isso que é necessário começar o quanto antes. Afinal, os desafios não vão acabar, mas você estará mais apto para enfrentá-los.

Na hora de escolher a carreira e para qual emprego você vai se candidatar, é necessário pensar com calma. Pense nas suas qualidades e, depois, no resto. Lembre-se que a melhor saída não é sair se candidatando para qualquer processo seletivo, mas para aquele no qual você tem mais qualificação.

Quando encontrar um emprego, verá como o seu campo de atuação é amplo e complexo, e como você terá que usar todas as habilidades que adquiriu na vida e não só o que estudou na faculdade. Isso fará com que você se desafie todos os dias e, embora o cansaço e o estresse apareçam, você se sentirá feliz de ter alguma utilidade e, mais ainda, quando receber o seu primeiro pagamento. O que você está esperando?