sexta-feira, 5 de julho de 2013

Ferrovia Transnordestina




LOGÍSTICA INTEGRADA

A Nova Transnordestina, uma ferrovia de primeira classe, precisa ser acompanhada de terminais portuários também de primeira linha. Para isso, serão construídos dois terminais graneleiros nos portos de Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco, com capacidade de estocagem de 900 mil toneladas de grãos e farelos. 

Os terminais poderão receber navios graneleiros de grande capacidade do tipo capesizecom até 150 mil toneladas por porte bruto (tpb), que podem transportar até 105 mil toneladas de soja, por exemplo. Cada um dos terminais terá dois transportadores com capacidade para 1,5 mil toneladas/hora, o que permitirá que um navio deste tipo seja carregado em apenas um dia e meio. Capesize são navios graneleiros com capacidade que vai de 80 mil a 199 mil toneladas. 

A proximidade de Pecém e Suape do mercado europeu, um dos principais destinos da soja brasileira, é um reforço às vantagens deste sistema de transportes. Velocidade de carregamento, navios de grande porte e posição geográfica garantem o sucesso deste empreendimento em que serão investidos cerca de R$ 400 milhões.



A nova ferrovia Transnordestina dará início a um novo ciclo de desenvolvimento para o Nordeste. Com uma extensão de 1.728 quilômetros, ligará o município de Eliseu Martins, no cerrado do Piauí, aos portos do Pecém (CE) e ao de Suape (PE).

Uma das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do Governo Federal, tem como objetivo elevar a competitividade da produção agrícola e mineral da região com uma moderna logística que une uma ferrovia de alto desempenho e portos de calado profundo que podem receber navios de grande porte.

As projeções da ferrovia apontam para o transporte de 27 milhões de toneladas de cargas em 2020. Orçada em R$ 3,2 bilhões, a construção foi iniciada em 6 de junho de 2006 e sua conclusão prevista para 2014.

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